gov.br

2023 – Encontros Universitários UFC 2023

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO: OS TERMOS MAIS USADOS EM LIBRAS

Resumo submetido por Geisiele Cavalcante de Sousa

Com a perspectiva de produzir impactos positivos para a sociedade, o projeto CENOPS (Centro de Negócios e Oportunidades para Pessoa Surda) foi criado com o desejo de ampliar as oportunidades para o sujeito surdo. As ações realizadas neste projeto relacionam-se com a promoção dos direitos humanos (Plano Plurianual 2020-2023 da União/Brasil, 2019), no que se refere à Comunidade Surda, proporcionando um atendimento em termos de oportunidades de empregabilidade e movimentação no mercado de trabalho acessível à realidade desta Comunidade, ampliando os horizontes de cidadania aos sujeitos surdos. Como o conceito de cidadania que Aristóteles pressupõe uma ideia de inserção plena nas atividades da sociedade em suas múltiplas esferas (GORCZEVSKI e MARTIN, 2011), o CENOPS tem trabalhado para repassar, ao público surdo, mais conhecimento sobre empreendedorismo e inovação. Assim, ao disseminar informações a respeito destes temas, a fim de estimular a inovação e abertura de novos negócios, o projeto auxilia o sujeito surdo a trilhar seu caminho como protagonista se assim for sua vontade, apresentando-lhe caminhos possíveis e dando suporte nas informações que lhe forem necessárias. Neste sentido, a presente pesquisa se faz necessária em virtude das especificidades do vocabulário da área. A equipe do projeto acredita que o empreendedorismo proporciona à Comunidade Surda um impacto positivo, e assim todos do time devem estar atentos aos termos mais utilizados, tanto em português como principalmente em Libras. Tal pesquisa será uma ferramenta de consulta para os vídeos do projeto.

PALAVRAS CHAVES: Negócios; Empreendedorismo; Inovação

Área: Letras, Lingüística e Artes

CRITÉRIOS PARA UMA POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PARA O CENOPS UFC

Resumo submetido por Ítalo Freire Marques

Diante do desafio de aprimorar a visibilidade do projeto CENOPS UFC, que busca criar oportunidades de negócios para pessoas surdas, reconhece-se a importância crucial da inclusão digital e da comunicação efetiva. Para que este projeto possa alavancar sua visibilidade nas redes sociais, é fundamental que seja elaborada uma política de Comunicação Social para o mesmo, utilizando-se de uma abordagem estratégica. A presente pesquisa, que destaca a perspectiva bilíngue e o potencial das tecnologias da informação e comunicação (TICs) para o desenvolvimento da língua escrita como segundo idioma, visa oferecer caminhos para a solução desta necessidade, a qual é o aprimoramento da comunicação oficial do CENOPS UFC. Considerando que as TICs desempenham um papel fundamental na inclusão digital e no alcance de públicos diversos. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e audiovisual, buscou-se identificar princípios bilíngues que facilitariam um engajamento da Comunidade Surda na proposta comunicacional do CENOPS UFC. A ideia é adotar uma perspectiva bilíngue que valorize tanto a língua de sinais quanto a língua escrita, reconhecendo ambas como igualmente relevantes. A partir da adoção da política de Comunicação Social pesquisada para o CENOPS UFC, a qual deverá ser inovadora e efetiva para a Comunidade Surda, a equipe do projeto almeja atender, de maneira mais eficaz, as demandas e necessidades daqueles que buscam servir.

PALAVRAS CHAVES: Inclusão; Comunicação; Bilíngue

Área: Câmara de Sociais Aplicadas e Humanas – Interdisciplinar

Orientador: Fábio Benício Luiz Maia Nogueira
Coautoras: Karen Rachel Santos Clark; Camila Figueiredo Gueiros Pessoa; Vanessa Teixeira de Freitas Nogueira

EXEMPLOS DE APLICATIVOS QUE SÃO ÚTEIS PARA A COMUNIDADE SURDA

Resumo submetido por Jose Airton Araujo Rocha Neto

Devido aos desafios encontrados pela Comunidade Surda, diversas tecnologias surgem para ajudar a vencer esses desafios, e, dentre estas, algumas se destacam mais. Um destes exemplos é o protótipo desenvolvido na Universidade Federal de Pernambuco (FLORÊNCIO, 2016), que poderia ser transformado em um aplicativo para auxiliar pessoas surdas a realizar turismo com mais acessibilidade. Neste caso, especificou-se a região do interior pernambucano, mas poderia ser facilmente usado em todo o país. Com o amparo de achados científicos como os de Elizabeth Yie-Chuen Chong, Uma Devi Palanisamy e Sabrina Anne Jacob (2019), é fácil concluir que o acesso à saúde da Comunidade Surda encontra múltiplos entraves tais como a falta de profissionais que saibam a língua de sinais. Aliás, é perceptível que este é um problema em todo o mundo, não somente do Brasil. Esses aplicativos, porém, são excelentes exemplos de ideias que precisam ser executadas, não somente por serem inovadoras e por terem potencial de se tornarem produtos com bom retorno financeiro, mas também, e principalmente, por colaborarem para diminuir os desafios enfrentados por pessoas surdas em todo o mundo, seja na área da saúde, na área do turismo ou outras. A presente pesquisa, então, buscou investigar, na bibliografia atual, ideias que possam servir de inspiração para universidade, a fim de que estas possam investir mais em aplicativos que ajudem a Comunidade Surda a enfrentar menos entraves no exercício de sua cidadania.

PALAVRAS CHAVES: Aplicativos; Comunidade Surda; Acessibilidade

Área: Ciência da Computação