2022 – Encontros Universitários UFC 2022
Resumo: O aplicativo desenvolvido no projeto Centro de Negócios e Oportunidades para a Pessoa Surda (CENOPS UFC) busca atender demandas da Comunidade Surda e, consequentemente, dar visibilidade a estas demandas. Além de ofertar um banco de dados com profissionais de várias áreas que saibam a Língua Brasileira de Sinais (Libras), o aplicativo pode, no futuro, oferecer muitas outras funções, à medida que a comunidade solicitar, e futuros membros da equipe podem embutir essas melhorias no código fonte do aplicativo, já que este vai ficar disponível em um repositório do GitHub. Com o amparo de achados científicos como as conclusões de Madeira, Martins e Kreutz (2020), optou-se pela linguagem Dart e pelo kit de desenvolvimento Flutter. Nesta perspectiva, o aplicativo não vai cair em defasagem cedo, e poderá ser portado para muitas plataformas (Web, Desktop e IOS), com poucas alterações no código fonte. Com a ajuda do bolsista de Design do projeto, o qual desenvolverá ícones e símbolos necessários para que o aplicativo fique belo e agradável visualmente. Ao longo do desenvolvimento, também serão disponibilizados formulários para a Comunidade Surda, para que ajudem com feedbacks. As principais fontes de estudo para a construção do aplicativo foram a playlist do canal “Polimorfismo”, focado no desenvolvimento com Flutter e Dart, e a documentação do Flutter. Essa playlist foi escolhida pela qualidade dos vídeos do canal como um todo. É esperado então, que a Comunidade Surda, público-alvo do aplicativo, tenha uma ferramenta dinâmica, intuitiva e útil, com a principal função de encontrar profissionais como médicos e professores que possam lhes atender de maneira adequada.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma descrição do processo tradutório de informações de teor público encontradas em língua portuguesa e recodificadas para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A finalidade da recodificação era não apenas tornar as informações acessíveis a toda comunidade surda, mas também validar as estratégias (verbais e não verbais) aplicadas nas produções e sua recepção por parte da comunidade. Informações sobre cursos acessíveis, palestras em associações, direitos da comunidade surda foram traduzidos do português para a Libras e registrado no formato de vídeos, aos quais contaram com o uso de imagens e palavras chaves como recursos a compor a tradução. A metodologia utilizada para validação das estratégias foi a criação de um formulário eletrônico com perguntas sobre os vídeos divulgados nas redes de comunicação do CENOPS. Medeiros (2020) diz que o processo de tradução prioriza recursos semióticos de composição verbais e não-verbais na produção da sinalização, de modo a priorizar a experiência visual, o que se comprova a partir das imagens e palavras chaves utilizadas nas produções dos vídeos. Os resultados obtidos no formulário validaram a importância dos recursos aplicados, o que de certa forma já era esperado, tendo em vista que um dos artefatos culturais citados pela autora Karin Strobel (2008) em seu livro “as imagens do outro sobre a cultura surda” seria a experiência visual que os surdos possuem, a capacidade que essa comunidade tem de interpretar o mundo através da visão, assim fazendo-se esperada uma resposta positiva ao uso de imagens e palavras chaves nas traduções. Conclui-se, portanto, que a comunidade surda possui uma cultura calcada na visualidade e por isso as estratégias escolhidas se fizeram assertivas ao público, assim podendo contribuir ao acesso às informações por parte do público surdo.
PALAVRAS-CHAVE: TRADUÇÃO, INFORMAÇÃO, VISUALIDADE, COMUNIDADE SURDA
O Processo de Criação da Identidade Visual do CENOPS UFC
Resumo: O projeto Centro de Negócios e Oportunidades para a Pessoa Surda (CENOPS) tem o objetivo de divulgar cursos, vagas de empregos, inscrições de editais etc. voltados para a Comunidade Surda, a fim de corroborar com o seu desenvolvimento e sua inclusão produtiva na sociedade. Para isso, o desenvolvimento de uma identidade visual se mostra bastante útil para o alinhamento da sua comunicação e para a ampliação da sua divulgação e, consequentemente, do seu alcance. Neste sentido, este trabalho visa mostrar o processo de desenvolvimento dessa identidade visual, ainda em andamento. A metodologia do processo projetual foi baseada nos estudos de Christopher Jones e Maria L. Peon, ambos destacados pesquisadores do processo de “fazer design”, os quais propõem etapas análogas à Problematização/Análise para iniciar o projeto; Concepção/Síntese para gerar soluções; Avaliação/Especificação para concluir o projeto; e a solução final. A partir disso, o projeto vigente da identidade visual do CENOPS UFC segue em andamento, mas já com resultados parciais, como a realização de pesquisas introdutórias à comunidade surda, o estabelecimento de um cronograma para a realização das etapas projetuais (que é o passo da primeira fase seguinte à definição do problema a ser resolvido), a definição de uma paleta de cor inicial (a qual foi um dos pré-requisitos de projeto), e a elaboração do Sinal Oficial do CENOPS, juntamente com sua versão em Escrita de Sinais (a qual será extremamente útil à elaboração do símbolo do logotipo do projeto). Desta forma, espera-se o desenvolvimento de uma identidade visual que comunique ideias e sensações alinhadas com o CENOPS UFC e que contribua para a sua difusão na Comunidade Surda.