Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Centro de Negócios e Oportunidades para a Pessoa Surda – CENOPS UFC

Área do conteúdo

CENOPS UFC faz balanço de ações e apresenta novidades para 2023

Data de publicação: 12 de janeiro de 2023. Categoria: Notícias

O Centro de Negócios e Oportunidades para a Pessoa Surda da Universidade Federal do Ceará (CENOPS UFC), projeto da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER) , já apresenta êxitos em diversas atividades em seu primeiro semestre de criação e anuncia novidades para este ano, como o lançamento do aplicativo CENOPS UFC, que beneficiará a relação da comunidade surda e empresas e instituições no ambiente organizacional do trabalho.

Instituído em junho do ano passado com a missão de contribuir na equiparação entre a cidadania de pessoas surdas e de ouvintes, o projeto informa oportunidades de trabalho, negócios, vagas, empregos e capacitação para pessoas surdas. Colabora também na preparação de instituições e empresas para o acolhimento da comunidade surda.

Imagem: Na imagem, parte da equipe do CENOPS: Karen Clark (PREX), Profª. Marina Figueiredo, Fábio Nogueira (coordenador), voluntário Henrique Sousa, Prof. Vanessa Nogueira, e voluntário Renan Santos (Foto: CENOPS)
Na imagem, parte da equipe do CENOPS: Karen Clark (PREX), Profª. Marina Figueiredo, Fábio Nogueira (coordenador), voluntário Henrique Sousa, Prof. Vanessa Nogueira, e voluntário Renan Santos (Foto: CENOPS)

O CENOPS UFC conta com a expertise da PROINTER na área administrativa e de inovação e inclusão, atuando em parceria com os projetos extensionistas Clube de Libras UFC e Georreferenciamento dos Surdos do Ceará (GeoSurdosCE) e o programa Núcleo Rondon na UFC, vinculados à Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da UFC.

Outra forma de atuação do centro é o incentivo à produção científica de seus membros com o objetivo de difundir a inclusão e a valorização da comunidade surda em todos os meios possíveis. Uma amostra de trabalhos publicados e apresentados pode ser acessada no site do centro.

AÇÕES INCLUSIVAS ORGANIZACIONAIS – Sob a coordenação do administrador, Fábio Nogueira, assessor técnico da PROINTER e integrante da comunidade surda, o CENOPS UFC teve participações no ano passado em eventos como o Setembro Surdo, Encontros Universitários da UFC, seminários para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFC e atividades no Centro de Humanidades. Promoveu palestras na Escola Estadual Joaquim Nogueira, em Fortaleza, e divulgação de notícias no site do CENOPS UFC e deu início ao desenvolvimento do aplicativo CENOPS UFC, a ser lançado neste ano, além de ter consolidado articulações com os projetos extensionistas já mencionados.

De acordo com o coordenador Fábio Nogueira, o centro começa 2023 com diversas atividades. Entre elas, “a articulação de entrevistas com profissionais que lidam com colaboradores surdos, a fim de que possamos estruturar capacitações voltadas para as instituições e proporcionar o devido acolhimento a um profissional surdo”, diz.

O centro também está trabalhando no planejamento para a criação de um novo aplicativo, voltado para o uso de intérpretes de libras nas aulas de nível médio e superior, e continua “o trabalho de divulgação de informes de utilidade pública e demais atividades julgadas pertinentes para a inclusão da pessoa surda”, acrescenta ele.

Ainda para 2023, Fábio informa que estão previstas iniciativas como a realização do Setembro Surdo UFC 2023, com as ações extensionistas parceiras; novas palestras em escolas para a comunidade surda; e estruturação de capacitações voltadas para as instituições, no sentido do devido acolhimento ao profissional surdo.

Imagem: Na foto estão: Camila Gueiros, voluntário Wesley Carneiro e Fábio Nogueira (Foto: CENOPS)
Na foto estão: Camila Gueiros, voluntário Wesley Carneiro e Fábio Nogueira (Foto: CENOPS)

Ele adianta ainda que o centro vai trabalhar na criação de um novo aplicativo, voltado para o uso de intérpretes de libras nas aulas de nível médio e superior; prosseguir com a elaboração de informes de utilidade pública e demais atividades que forem julgadas pertinentes para a inclusão da pessoa surda; e realizar articulação com gestores públicos visando à difusão da libras e à inclusão da comunidade surda, bem como estruturar a uma página, no site do projeto, para captação de interessados surdos para vagas de empregos.

PAPEL SOCIAL – Para Fábio Nogueira, o centro “representa uma iniciativa de amplo impacto social”. Ele destaca a iniciativa do ponto de vista da UFC: “Em virtude de seu compromisso institucional com a inclusão, pode-se atestar a sensibilidade da gestão superior em apoiar um projeto voltado à expansão das potencialidades da comunidade surda”.

Ele avalia ainda o impacto positivo do centro para a sociedade em geral, argumentando que, ao ampliar as oportunidades de progresso para a pessoa surda, ampliam-se também as variadas contribuições que estudantes e profissionais surdos podem dar, as quais podem ser úteis para todos: surdos e ouvintes.

Integrante da equipe do centro, a administradora Karen Clark, lotada na PREX, considera, a partir de sua vivência com a comunidade surda, que o CENOPS UFC representa “um avanço na comunicação de informes e oportunidades para esse grupo”. Ela explica que, nesses seis meses de existência do projeto, “vários informes importantes foram veiculados e há um potencial imenso de expansão das atividades, tanto para o público interno como externo da UFC, composto por pessoas surdas”.

EQUIPE – Além de Fábio e Karen, a equipe do CENOPS UFC é formada pelas consultoras Vanessa Nogueira, professora de Libras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), e Marina Figueiredo, professora de Libras e integrante da Coordenação Geral das Casas de Cultura da UFC; as orientadoras Eloísa de Alencar, enfermeira e docente de curso em grau técnico, e Elton Almeida, auxiliar administrativo na Biblioteca Universitária da UFC; e a colaboradora Camila Gueiros, gestora administrativa na PROINTER.

Integram ainda a equipe, os bolsistas Aírton Rocha Neto (Curso de Engenharia de Computação), Henrique Sousa (Curso de Letras-Libras, representante da comunidade surda), Renan Santos (Curso de Design) e o voluntário Thiago Silva (Curso de Sistemas e Mídias Digitais), todos da UFC.

Imagem: As ações do CENOPS beneficiam a relação da comunidade surda e empresas e instituições no ambiente organizacional do trabalho (Imagem: Divulgação/CENOPS)
As ações do CENOPS beneficiam a relação da comunidade surda e empresas e instituições no ambiente organizacional do trabalho (Imagem: Divulgação/CENOPS)

COMO CONTATAR O CENOPS – O Centro de Negócios e Oportunidades para a Pessoa Surda da UFC fica sediado na PROINTER, no prédio da Reitoria (avenida da Universidade, 2853, altos, Benfica | CEP 60020-181 | Fortaleza/CE – Brasil).

As instituições que desejarem articular atividades conjuntas com o CENOPS podem acessar o site do projeto no endereço www.cenops.ufc.br, as mídias sociais: FacebookInstagram e YouTube. Contatos podem ser feitos também pelo e-mail cenops@ufc.br e pelo telefone (85) 3366 7333 (também é WhatsApp).

Quanto à comunidade surda, até fevereiro, o centro planeja estruturar a página com as orientações devidas para os surdos interessados em vagas de empregos.

Mais informações no site do CENOPS (www.cenops.ufc.br).

Fonte: Fábio Nogueira, administrador e coordenador do projeto CENOPS UFC, e-mail: cenops@ufc.br, via notícia veiculada no portal da UFC

Acessar Ir para o topo