Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Centro de Negócios e Oportunidades para a Pessoa Surda – CENOPS UFC

Área do conteúdo

Aplicativo

O aplicativo CENOPS UFC objetiva ajudar a Comunidade Surda conectando pessoas surdas a profissionais (como médicos, dentistas, arquitetos, advogados etc.) que atendam em Libras, além de outras funcionalidades que serão requisitadas pelos próprios usuários a partir de feedbacks.

Atualmente em estágios finais de desenvolvimento, há previsão de que a ferramenta seja lançada para o público-geral e disponibilizada nas principais lojas de aplicativo em Dezembro de 2022.

Imagem horizontal de fundo azulado e decorações gráficas em amarelo e laranja. Em primeiro plano, duas telas de telefone celular mostrando páginas do aplicativo CENOPS UFC. Em um dos celulares a tela mostra as opções "Profissionais" e "Entre em Contato". No outro celular, a tela mostra um botão para se cadastrar como profissional no aplicativo e botões de redirecionamento para o Site do CENOPS, perfil no Instagram e Canal no Youtube.

Visualização do aplicativo CENOPS UFC. #PraCegoVer #PraTodos Verem – Descrição: Imagem horizontal de fundo azulado e decorações gráficas em amarelo e laranja. Em primeiro plano, duas telas de telefone celular mostrando páginas do aplicativo CENOPS UFC. Em um dos celulares, a tela mostra as opções “Profissionais” e “Entre em Contato”. No outro celular, a tela mostra um botão para se cadastrar como profissional no aplicativo e botões de redirecionamento para o Site do CENOPS, perfil no Instagram e Canal no YouTube.

Caso você seja um profissional que atenda em Libras, acesse o formulário para se cadastrar no aplicativo do CENOPS UFC.

Confira abaixo o depoimento do nosso bolsista de Tecnologia, Aírton Rocha Neto, sobre o processo de concepção do app e suas possibilidades de expansão:

“O desenvolvimento do aplicativo CENOPS UFC começou em julho, quando eu me dediquei a conhecer a ferramenta Flutter, e a linguagem Dart. […] Em seguida, comecei a desenvolver a PÁGINA PRINCIPAL do aplicativo, que passou por várias reformas, até chegar no design atual. Tenho conversado mais com o bolsista Renan, que tem me ajudado muito com essa questão da aparência do aplicativo […]

Depois, trabalhei na PÁGINA DE CONTATOS, pensando nos usuários que desejem entrar em contato direto com o projeto, mas não conheçam ainda nossas redes sociais. Essa página também já está funcionando, e deve somente mudar um pouco de aparência, a fim de o visual ficar mais agradável.

Na PÁGINA DOS PROFISSIONAIS CONHECEDORES DA LIBRAS, o maior desafio é integrar o nosso banco de dados com o aplicativo. Possivelmente, as ferramentas do Firebase, que é um serviço de banco de dados da própria Google, serão utilizadas.

O projeto, como um todo, foi muito interessante. Não só por ter me dado a oportunidade de construir meu primeiro aplicativo, mas também expandiu minha visão de mundo, já que eu não conhecia nada sobre a Cultura Surda nem sobre a Libras. […] Acredito que muitas outras funções poderão ser colocadas nele, como uma página de Notícias e Vagas de Emprego. Também seria interessante fazermos um link com o Projeto Clube de Libras UFC no aplicativo, para que os usuários fossem notificados sobre as oportunidades de aprendizado da Língua Brasileira de Sinais.

Aproveito para parabenizar o Prof. Augusto Albuquerque pela visão inovadora deste projeto! Com certeza, esta iniciativa poderá ajudar MUITO a Comunidade Surda!”

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo